Quem se lembra das aulas de química do ensino básico certamente vai se recordar da escala numérica de pH. Essa escala vai de zero a 14 e indica a acidez ou alcalinidade de uma solução.
Conforme essa escala, soluções entre zero e seis são consideradas ácidas, soluções sete são neutras e soluções entre oito e 14 são alcalinas ou básicas.
Toda solução possui um fator pH — incluindo produtos químicos de limpeza. Por que isso é relevante? Por um motivo muito simples: enquanto alguns materiais e superfícies demandam produtos de limpeza ácidos, outros exigem necessariamente o uso de produtos alcalinos.
Neste post, vamos explicar quais as características e usos adequados para cada produto.
PRODUTOS DE LIMPEZA ÁCIDOS
Produtos de limpeza ácidos são aqueles que possuem o pH entre 0 e 6.8.
Um bom exemplo é o Removic Detergente Desincrustante — que possui um pH entre 3 e 4. Ele costuma ser indicado para higienizações pesadas e para sujeiras inorgânicas (principalmente em superfícies como pedras, cimento, alumínio, entre outras superfícies). Por ser mais agressivo, ele é, geralmente, contraindicado para limpeza de cerâmicas, porcelanatos, granitos polidos, mármores e vidros. Portanto, caso vá utilizar esse produto em superfícies como essas, muito cuidado!
Além disso, esses produtos exigem uma série de precauções, como: ventilação adequada (ou, no caso de ventilação insuficiente, uso de equipamento respiratório), luvas resistentes e óculos de segurança.
PRODUTOS DE LIMPEZA ALCALINOS
Por sua vez, os produtos alcalinos possuem um pH entre 7.1 e 14 e costumam ser indicados para remoção de sujeiras orgânicas. Isso não significa, porém, que só funcionem para limpezas simples.
Por exemplo: levemente alcalino (com um pH entre 7 e 8) o Brillia Detergente Concentrado Renko 5l é indicado para a limpeza de sujidades orgânicas de quaisquer superfícies laváveis — sobretudo quando não se pode correr o risco de contato do produto com crianças, animais de estimação ou pessoas altamente alérgicas. Ele também pode ser utilizado para higienizações médias e pesadas caso adquirido em sua fórmula concentrada e corretamente dissolvido. No caso desse produto, a fabricante indica dissolver em uma proporção de 1 do produto para 20 de água para limpezas leves, 1 para 10 em limpezas médias e 1 para 7 em limpezas pesadas.
Já os produtos químicos pesadamente alcalinos, com pH entre 8.6 e 14, costumam ser eficazes na limpeza de superfícies encardidas, gordurosas, oleosas ou sujas de graxa. O Eco Orange Desengraxante a Base De Dlimoneno 1l é um exemplo desse tipo de produto. Com o pH entre 10 e 12, ele é indicado para higienização de pisos frios industriais, motores, máquinas ou peças metálicas. É importante frisar que ele pode ser contraindicado em caso de superfícies cobertas por tintas, vernizes ou impermeabilizações.
Assim como o Brillia Detergente Concentrado Renko 5l, o Eco Orange Desengraxante a Base De Dlimoneno 1l pode ser dissolvido conforme a necessidade. Quanto mais pesada a limpeza, menos deve ser diluído.
CONCLUSÃO
Cada tipo de limpeza exige um produto químico adequado. Ademais, cada produto químico exige manuseio e uso de equipamentos de proteção individual igualmente adequados. Portanto, antes de comprar os produtos químicos para a limpeza de sua empresa, fábrica, ou mesmo sua casa, vale a pena consultar as informações no rótulo de cada produto. E caso precise de ajuda, lembre-se que a RJEPI possui uma equipe especializada sempre pronta para te auxiliar na busca pela melhor solução.