Que a segurança dos trabalhadores não tem preço, todos sabem! Que o calçado adequado para o trabalho é uma das formas mais eficientes de garantir essa segurança, muitos também sabem! Todavia, o que poucos sabem é o que realmente importa na hora de escolher esse Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial.

Foi pensando nisso que nós da RJEPI elaboramos um pequeno roteiro para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre os diferentes tipos de calçados de proteção.

O QUE IMPORTA NA HORA DE ESCOLHER UM EPI DE PROTEÇÃO AOS PÉS?

Há uma série de adversidades no ambiente de trabalho que demandam diferentes soluções de EPI’s de proteção aos pés.

Por exemplo: locais onde não há risco de escorregões ou de queda de objetos sobre os pés não exigem mais do que um calçado ocupacional básico. Por outro lado, ambientes onde tais riscos estão presentes podem exigir uma miríade de EPI’s diferentes — de calçados de proteção básicos a calçados com resistência ao escorregamento, à penetração, ou mesmo às cargas eletrostáticas.

As normas de segurança que orientam qual o calçado correto podem ser facilmente encontradas em um documento elaborado pela Associação Brasileira de Normas de Técnicas (ABNT) sobre “Equipamento de proteção individual — Calçado de proteção” (ABNT NBR ISO 20346). Ali, constam não apenas as demandas de cada calçado, mas também suas descrições e respectivas siglas para facilitar a identificação do produto.

Levando em consideração que os maiores e mais frequentes perigos do ambiente de trabalho da indústria são a queda de objetos pesados sobre os pés e o risco de escorregões, os calçados de proteção mais adequados para esses casos variam entre as seguintes classificações:

  • Calçados de proteção básicos (identificados com a sigla PB)
  • Calçados de segurança básicos (identificados com a sigla SB)
  • Calçados com resistência ao escorregamento (identificados com as siglas SRA, SRB ou SRC)

BOTINAS COM SOLADO DE POLIURETANO (PU): UMA SOLUÇÃO SEGURA E SUSTENTÁVEL

O elemento que garante o conforto e a segurança do trabalhador é um polímero chamado Poliuretano (PU). Em linhas gerais, um polímero nada mais é senão uma formação macromolecular, composta por moléculas menores. Quando essas macromoléculas são ligadas por um composto orgânico chamado uretano (ou carbamatos) temos, então, o PU.

Uma recente pesquisa publicada na Applied Ergonomics — um dos mais importantes periódicos científicos da área — mostrou alguns resultados interessantes sobre o uso de PU em calçados de segurança. Os pesquisadores concluíram que o PU garante melhor resistência na grande maioria das superfícies molhadas ou oleosas e que é possível reduzir consideravelmente o número de acidentes por escorregões adotando botinas feitas com esse material.

Além disso, outra pesquisa recente provou que é possível otimizar e reduzir também o impacto ambiental quando o PU é utilizado nos calçados (já que é um material orgânico e biodegradável).

Portanto, se sua indústria oferece os riscos acima descritos e quer recorrer a soluções sustentáveis, deve-se sempre recorrer aos calçados com solado de PU.

MONODENSIDADE OU DE BIDENSIDADE?

Outro aspecto importante na escolha do calçado adequado é observar a quantidade de Poliuretano (PU) utilizado no solado do calçado de segurança.

Aqueles que possuem apenas uma injeção de PU são chamados de calçados de monodensidade. Essa camada de PU proporciona conforto e consegue proteger contra pequenos cortes e escorregamentos. Elas funcionam bem, embora tenham menos conforto e menor durabilidade.

Já as botinas de bidensidade — como a Botina de Couro Premier Marluvas 75BPR29 — oferecem, além do conforto, maior proteção. Com duas camadas de PU injetadas, as botinas de bidensidade são adequadas para ambientes com maior risco de acidentes, além de garantirem maior durabilidade, flexibilidade e resistência.

CONCLUSÃO

Na hora de escolher os EPI’s de proteção aos pés para sua indústria, lembre-se sempre de optar pelos calçados mais adequados às suas necessidades. E caso precise de ajuda para encontrar o produto certo, a RJEPI possui uma equipe especializada e pronta para te auxiliar na sua compra.

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Inscreva-se

[mc4wp_form id="517"]

Não enviamos spam.