A imensa maioria das pessoas compra produtos de limpeza diluídos e prontos para uso. Os produtos de limpeza concentrados costumam ser utilizados com mais frequência por grandes equipes de limpeza profissional. Porém, isso não significa que produtos concentrados estejam restritos ao uso especializado de terceiro. Também é possível usá-los para limpezas rotineiras da casa, de pequenas e médias empresas e, é claro, de grandes negócios e indústrias.
Neste post, vamos explicar quais as diferenças entre produtos de limpeza concentrados e diluídos, suas vantagens e quando optar por um ou por outro.
VANTAGENS DOS PRODUTOS DE LIMPEZA DILUÍDOS
Quando vamos ao supermercado comprar produtos de limpeza, encontramos nas gôndolas uma imensa variedade de opções. A maioria desses produtos vem pronto para uso. Ou seja, não demandam nada senão a aplicação direta na superfície e um instrumento adequado para o manuseio (que pode ser um pano, uma esponja, uma escova, dentre outros).
A grande vantagem desses produtos é a praticidade. Não há necessidade de preparar a solução, de diluir, ou de utilizar ferramentas elaboradas para sua aplicação.
Entretanto, quando vemos equipes de limpeza profissionais se preparando para trabalhar, não encontramos os mesmos produtos que compramos nos supermercados.
Principalmente em fábricas e hospitais, não raro, observamos a equipe de limpeza com galões de 1 ou 5 litros, circulando de lá para cá. O conteúdo desses galões é transferido para novos recipientes e outros líquidos são misturados ali. Depois desse breve ritual, começa a limpeza.
O que ocorre nesses casos é que as empresas de higienização especializadas optam sempre por produtos de limpeza concentrados. Além de permitirem um ajuste acurado das fórmulas conforme as exigências de higienização particulares, esses produtos são muito mais econômicos e mais ecológicos.
VANTAGENS DOS PRODUTOS DE LIMPEZA CONCENTRADOS
Embora economizar seja aconselhável em qualquer situação, torna-se ainda mais importante controlar os gastos em momentos de crise financeira. Ao ver os preços dos mercados e mesmo dos grandes atacadistas aumentando cada vez mais, dia após dia, a busca por soluções mais em conta é tão inevitável quanto imediata. Uma dessas soluções é, justamente, optar por produtos de limpeza concentrados.
Um produto de limpeza concentrado nada mais é senão o mesmíssimo produto pronto para uso, mas sem diluição. Ele possui os mesmos ingredientes ativos, solventes, coadjuvantes, resistentes, entre outros componentes regulares. A diferença fundamental é que ele não vem diluído em água.
Diluir um produto de limpeza antes de utilizá-lo pode parecer um trabalho a mais, pouco prático, mesmo desnecessário. Contudo, esse procedimento — que é, na verdade, bem simples — oferece tremendas vantagens.
A primeira vantagem de optar por produtos de limpeza concentrados é a economia.
Explicando um pouco melhor: as proporções para diluir produtos de limpeza concentrados variam de acordo com o tipo e o propósito. Por exemplo, um produto para limpar o chão pode ser diluído em uma proporção de 1 para 20. Ou seja, a cada 50 ml do produto, são acrescentados 950 ml de água.
Já um detergente de uso geral pode ser diluído de 1 para 40, isto é, 25 ml do produto mais 975 ml de água.
Vale lembrar que essas instruções de proporção correta já vêm no rótulo do produto (pelo menos, na maioria dos produtos).
Com isso, a conta fica mais simples.
Imagine que 500 ml de detergente diluído e pronto para uso custam R$ 3,20. Isso significa que 1 litro deste detergente custa R$ 6,40.
Agora, compare com um produto como o Brillia Detergente Concentrado Renko de 5 litros, que custa R$ 64,90. Seguindo a proporção de 1 para 40, essa solução concentrada rende até 200 litros de detergente. Isso significa que o preço final do litro é R$ 0,32 — contra R$ 6,40 por litro do produto diluído!
Estamos falando de uma economia de 95%!
Com uma inflação acumulada de 11,89%, consumir produtos de limpeza concentrados é não somente driblar a inflação, mas também conseguir a proeza de economizar em um cenário desfavorável para todos.
Além da solução econômica, os produtos concentrados também representam uma solução ecológica. Conforme a Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômicos (OECD), as embalagens representam 40% da poluição de plástico do mundo. Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, optar por produtos concentrados significa contribuir para uma redução de 95% dessa poluição.
Essa não é somente uma das melhores maneiras de contribuir com um planeta mais limpo, mas também uma das formas mais eficientes de manter um negócio comprometido com a sustentabilidade! Vamos lembrar que “sustentabilidade” é um dos termos-chave do nosso século e um dos programas mais importantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma empresa que não colabora com o meio-ambiente, não colabora com o próprio negócio.
VEREDITO
Seria desonesto afirmar que é sempre melhor optar por produtos de limpeza concentrados. Para aqueles que não dispõem do tempo ou dos meios necessários para se ocupar da diluição (por mais que seja algo rápido e fácil), os produtos diluídos serão sempre a opção mais prática. Todavia, para aqueles que estão dispostos a economizar, ou estão preocupados com a saúde do planeta, os produtos concentrados são, certamente, uma das soluções mais interessantes, seja para o uso doméstico, seja para pequenos, médios e grandes negócios.